quarta-feira, 19 de setembro de 2007

em bom português


há coisas que me irritam...pronto, que fazer?
uma delas é o facto de não se saber escrever e falar correctamente a nossa língua...
bolas, é a nossa língua, a nossa identidade...
sou tão passível de erro como qualquer um, mas pelo menos, esforço-me para aprender, e nunca escrevo uma palavra se não tiver a certeza de como é escrita...
mas hoje em dia, é virtualmente impossível ensinar os mais novos a escrever...
é porque estão a 'teklar ktg' ou então 'a xcrever sms' ou outra coisa parecida para poupar letras e cêntimos aos papás e às mamãs...
se calhar sou assim tão exigente porque tive em casa exemplo disso, e no colégio (sim, andei no colégio...) um professor de português, que por acaso até era o director Sr. Padre Sebastião, que fazia, digamos, cavalo de batalha, que nós soubessemos escrever e falar bem a língua de Camões...
quando andava a estudar, não entendia como os professores diziam tantas vezes: 'se não entenderem perguntem!!!' e não percebiam que era uma vergonha perguntar em frente a 20 coleguinhas... 'sra professora pode explicar outra vez?'
mas hoje sou eu que o digo vezes sem conta...
e até cito uma frase de um provérbio chinês ou de algum outro ilustre desconhecido:
'se não souberem alguma coisa, perguntem...
se o fizerem serão ignorantes uma vez...
se não o fizerem sê-lo-ão para toda a vida!'

4 comentários:

FM disse...

Pronto, não escrevo mais... Desculpa. (risos)

tecas disse...

podes e deves escrever...
se leste com atenção o post eu falei nos mais NOVOS...
:))))

FM disse...

E eu li bem, tenho é 7 anos... apesar de parecer mais "crescido"... (risos)

FM disse...

Olá e... Tens um fim-de-semana com sol... para escrever umas coisas para a gente ler... (risos)