quarta-feira, 26 de setembro de 2007

ser ou não ser

recordei-me há pouco tempo de um livro que li... no meio do enredo da história, interpretei que a mensagem principal não era a narrativa por si só... isto levou-me a pensar numa teoria interessante...
bem sei que talvez eu seja a voz da discórdia, porque a acho, honestamente, um pouco ousada... mas reflectindo longamente decidi que era assim que eu vejo as pessoas...

ser-nos-á mais natural ser bons ou maus?

seremos bons de uma forma, digamos, congénita? e com a capacidade de nos desviarmos do caminho, tornando-nos maus?
ou seremos maus intrinsecamente, e teremos a possibilidade de escolha para fazermos boas acções?
pois na minha opinião...
é muito mais fácil ser mau, ceder ao vício, à inveja, ao rancor, ao despeito, ao ciúme, à maldade pura...
e difícil fazer coisas boas, ajudar os outros, perder um minuto das nossas vidas a fazer outro sorrir, ou a ajudá-lo a deixar de chorar... apanhar um animal abandonado na rua, olhar um pedinte e não julgar, ver a tristeza nos olhos de alguém e dizer uma palavra de conforto...
para mim, é uma batalha diária, porque acredito que nascemos infectados com maldade... e só um esforço diário e insistente nos leva a sermos pessoas melhores... e a reprimir o lado escuro, fechando-o numa cave onde seja difícil alcançá-lo...
cá por mim, continuo com os meus 'pecados' diários, sempre tendo em mente que se pensarmos que podemos mudar, mudaremos... e talvez consigamos que ocorra uma qualquer mutação genética, um antídoto, que leve a que os nossos filhos não nasçam com esta dúvida...

9 comentários:

FM disse...

Muito Interessante a questão que colocas, mesmo muito... Pensando bem, seria interessante uma "antídoto"...
Explêndida fotografia, Parabéns.

FM disse...

(não me queres ensinar a adicionar os títulos dos meus Posts no lado direito do blogue, já tentei e... não consegui.)

Obrigado.

tecas disse...

claro.
penso que é nas definições do blogue, na barra 'modelo'. colocas 'adicionar elemento de página' e dps seleccionas da lista o que queres introduzir. deve ser 'arquivo do blogue'. fazes as alterações que quiseres e voilá, deve td correr bem...
bjocas

tecas disse...

às vezes ponho-me a pensar nestas coisas, que fazer??
isto um dia é capaz de se diluir (na verdade, espero que não...)
pus o link das fotos na página, tás sempre a gabá-las... a maioria são de lá...
dá uma vista de olhos, particularmente à galeria do miguel resende (mresende) e eduardo cândido - o meu titio (edumartins)

FM disse...

Vou tentar... ver se o consigo. Obrigado.

FM disse...

Já fui lá... e gostei muito do que vi... Vou "usar" algumas... Tens, efectivamente, uma muit boa selecção.. As fotos que aqui clocas são mesmo interessantes.

FM disse...

Olá, Bom fim-de-semana.

FM disse...

Vim cá para te ler... e reparei que tens páginas em branco para usar e abusar (risos).
Até Já... por aqui.

FM disse...

Olá, Bom Dia... e até já. (risos)